Foto: Charles Guerra (Arquivo Diário)
Assim como na manhã de quarta (6), o dia começou com temperaturas mais altas nesta sexta (7), com termômetros registrando 15°C em Santa Maria. À tarde, as máximas da região ficam na casa dos 30°C e o tempo deve permanecer seco até o final da primeira quinzena do mês. A partir da próxima sexta (14) e sábado (15), o clima esfria, antecedendo um inverno mais frio em relação ao ano passado.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Clima de verão
Com início na tarde de quarta-feira, o período de veranico pode trazer temperaturas elevadas até o dia 14, de acordo com a BaroClima Meteorologia. Até a próxima segunda-feira (10), as máximas ficam na casa dos 30°C e as mínimas próximas a 17°C. Na terça, uma frente fria passa pelo oceano e uma leve queda na temperatura será perceptível, com variações entre 16°C e 24°C. No entanto, os termômetros voltam a subir na quinta (13), permanecendo até o final de semana.
Temperaturas máximas previstas para esta sexta
- Agudo: 28°C
- Caçapava do Sul: 26°C
- Cacequi: 29°C
- Dona Francisca: 28°C
- Faxinal do Soturno: 28°C
- Itaara: 26°C
- Itacurubi: 29°C
- Ivorá: 27°C
- Cruz Alta: 28°C
- Júlio de Castilhos: 27°C
- Lavras do Sul: 26°C
- Mata: 29°C
- São Gabriel: 28°C
- Rosário do Sul: 28°C
- Restinga Seca: 27°C
- São João do Polésine: 29°C
- São Vicente do Sul: 28°C
- Tupanciretã: 27°C
- Jaguari: 26°C
- São Sepé: 28°C
- Formigueiro: 27°C
- Santiago: 28°C
- Nova Palma: 26°C
- São Pedro do Sul: 29°C
- São Martinho da Serra: 25°C
Confira as temperaturas previstas para a região
- Sábado (8): mínima de 15°C - máxima de 28°C
- Domingo (9): mínima de 16°C - máxima de 28°C
- Segunda (10): mínima 17°C - máxima de 29°C
- Terça (11): mínima de 18°C - máxima de 25°C
- Quarta (12): mínima de 16°C - máxima de 24°C
- Quinta (13): mínima de 18°C - máxima de 28°C
- Sexta (14): mínima de 19°C - máxima de 29°C
Umidade
Durante a última quarta, a presença da umidade foi motivo de descontentamento para muitos moradores da região. O meteorologista Gustavo Verardo explica que o fenômeno aconteceu em função do choque térmico entre o ar quente e o ambiente resfriado. Nesta sexta, isso não se repetirá.
Inverno mais frio
A partir da segunda quinzena de junho, as temperaturas baixam, em decorrência de uma frente fria que se aproxima. A chuva deve voltar em alguns dias e o clima vai se adaptar ao inverno, que começa oficialmente no dia 20.
Em 2024, o período será mais frio em relação ao ano passado, como afirma Verardo. Em 2023, foi marcado por médias de temperatura mais elevadas, em função da presença do El Niño. O fenômeno causa o aquecimento das águas do Oceano Pacífico e, no Brasil, resulta em secas prolongadas no norte e nordeste, além de chuvas intensas no sul.
Neste ano, o inverno terá a presença do La Niña, que é o fenômeno inverso do El Niño, trazendo dias de seca no sul e chuvas de volume elevado no norte e nordeste. Essa manifestação será responsável por dias mais frios, principalmente no mês de julho. O índice de chuva estará dentro da média histórica.
Leia também